Curitibanos contam história da cidade usando as próprias fotos

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Exposição mostra imagens de moradores no centro da cidade.
Curadora do projeto diz que a idéia estimula conservação do local.




A história do centro de Curitiba (PR) está sendo contada por quem ajudou a construí-la. Estão em exposição, em diversos bairros da capital paranaense, fotos antigas e atuais do acervo pessoal de moradores da cidade, que retratam momentos vividos por eles na região do Paço Municipal.

Duzentas fotos estão expostas em mobiliários junto com os depoimentos dos habitantes de Curitiba e podem ser conferidas até o dia 20 de dezembro. A iniciativa faz parte do projeto Arqueologia da Memória: na trilha do Paço, promovido pela prefeitura através da Fundação Cultural de Curitiba.

Segundo Lílian Amaral, curadora do projeto, o objetivo é contar a história do Paço e da região central da cidade através dos próprios cidadãos. “A intenção é fazer com que a população veja a si mesma representada ali”, explica Lílian. “É motivo de orgulho para o morador poder contar a história da cidade a partir da sua”.

As fotos estão localizadas nos locais em que os episódios registrados pelas fotos aconteceram, conferindo sentido simbólico aos espaços. “São as micro-histórias que formam a macro-história da cidade, por isso, é importante resgatar e divulgar o modo como cada um participa na construção coletiva da memória de sua cidade”.O que se pretende mostrar, segundo ela, é que “a história da cidade é formada todos os dias, nos acontecimentos do cotidiano das pessoas”.

Patrimônio

Ver a própria história se misturar com a da cidade, na opinião de Lílian, colabora também para que a população aprenda a preservar os espaços públicos. “Ninguém conserva algo com que não tenha uma vinculação afetiva. Quando nos reconhecemos no espaço público, passamos a conserva-lo”.

O projeto acompanha os trabalhos de restauração do Paço Municipal de Curitiba, o que justifica a preocupação em incentivar a conservação do local. “Queremos que as pessoas se apropriem disso e se sintam parte do espaço”, afirma Lílian.

Além dos mobiliários, duas maquetes que retratam o mapa da região central estão expostas na Galeria Julio Moreira, no Largo da Ordem. São dois mapas que fazem referência ao passado e ao presente de Curitiba, ressaltando as transformações que a cidade sofreu. Em ambos estão dispostas as fotografias recolhidas com a população.

Fonte:

0 comentários:

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

 
Design by: Searchopedia convertido para o Blogger por TNB