HISTÓRIA DE TIMBURI

terça-feira, 25 de março de 2008


No ultimo ano do século XVIII, Francisco Ferreira dos Santos e sua esposa Maria Prudência d’Oliveira, também conhecida por Maria Ferreira juntamente com um filho aportaram nesta terra e se fixaram, aproximadamente, a uma légua acima da confluência do rio Itararé com o rio Paranapanema; ali criaram uma roça e viveram por muitos anos . Cujo local, hoje, constitui o município de Timburi.
Somente em1850 essas terras foram registradas pelos irmãos Joaquim e José Ribeiro Tosta, devido a impossibilidade de Francisco Ferreira dos Santos registrá-las por haver cometido um grave delito em Ouro Fino, Minas Gerais, onde era radicado.
A parte das terras que se localizava a margem direita do Itararé, vendeu-as a Benedito de Tal que por sua vez passou as a João Batista de Paiva, procedente de Minas, Alfenas, cuja posse está registrada em escrituras com a data de 06 de novembro de 1849 na comarca de Faxina. Estas terras abrangiam aproximadamente 1/4 da área do distrito de Timburi. O seu filho, Francisco Paiva, fez nesta área um retiro para criação de porcos, o que veio trazer para esse município o seu primeiro nome: Retiro.
Essas terras foram transferidas por venda a diversas pessoas, até que seu último possuidor, Pedro Dias Ribeiro, fez a primeira doação ao Patrimônio Eclesiástico, cujo ato motivou a criação da primeira capelinha.
A posse de Água Preta foi feita por João Antônio Leal; a água do Poço do Dourado, foi apossada por Domingos Antônio de Lima e da Areia Branca por João da Cruz Pereira.
A Água do Palmital pertenceu, inicialmente, a José Alves Machado, do Rio de Janeiro, que por sua vez foi vendida a Domingos Pereira Fernandes de Botucatu, a cujos herdeiros pertenceu a maior fazenda deste Município. Um deles, o Major José Pereira Fernandes, deu ao Retiro o nome de Santa Cruz do Palmital. Estava, assim, estruturada a povoação do nascente Distrito.
A origem do nome:Retiro – Santa Cruz do Palmital – Santa Cruz do Paraiso – Timbury
O primeiro nome que recebeu esse atual município, foi Retiro devido a denominação dada por Francisco Paiva a um local que formou nesta localidade para criação de porcos.
Em seguida, foi batizada por Santa Cruz do Palmital, devida a uma grande fazenda aqui existente cujo nome foi dado pelo Major José Pereira Fernandes. O documento comprovante da criação distrito de paz de Santa Cruz do Palmital, município e comarca de Pirajú, é de 21 de agosto de 1903 - lei n° 869.
Entretanto, existe na cidade, em, poder do Sr. Lindolfo Camargo Alves, um documento de escritura pública de compra e venda de um imóvel, no livro de notas n° 03 fls. 62 e verso 63, referência a um terceiro nome dado ao referido distrito, de Santa Cruz do Paraiso datado de 20 de abril de 1901 tendo como vendedores Manoel Simões da Silva e sua mulher Maria Pereira de Brito, e como comprador, Antônio Martins Estevão; transação feita no valor de um conto de réis. Esta escritura foi feita pelo tabelião Manuel Luiz Valim .
Pela lei n° 1.503 de 05 de outubro àe1916, muda para Timbury ( nome dado devido a madeira que se encontrava em abundância nesta localidade ) a denominação do distrito de paz de Santa Cruz do Palmital que foi publicada na Secretaria de Estado de Negócios do Interior em11 de outubro de 1916.

Fonte: http://www.timburi.sp.gov.br/a_cidade/historiamun.html

0 comentários:

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

 
Design by: Searchopedia convertido para o Blogger por TNB