O GOVERNO DE AFONSO PENA

quinta-feira, 8 de maio de 2008

(1906-1909)

O conselheiro Afonso Augusto Moreira Pena sucedeu a Rodrigues Alves indicado pelo Partido Republicano Mineiro. Entre os acontecimentos mais marcantes de sua administração está a política de valorização do café, onde o governo comprava toda a safra do produto, armazenando e vendendo mais tarde a preços superiores, para isso, nossa dependência em relação à Inglaterra aumentou através do empréstimo de quinze milhões de libras para a manutenção desse programa, deixando transparecer que a burguesia cafeeira usava e abusava do controle sobre a máquina estatal.
Em 1907 o Brasil participou da segunda Conferência de Paz de Haia, na Holanda, sendo representado por Rui Barbosa. Grande orador, ele defendeu os interesses das nações exploradas, seu discurso foi tão marcante que lhe foi conferido o título de “Águia de Haia”. Em 1908 foi organizado a Exposição Nacional Comemorativa do Centenário da Abertura dos Portos. Espalhando-se pela praia vermelha, a exposição mostrava produtos de nossa indústria têxtil, alimentícia e de bebidas. O evento contou com a presença de um milhão de visitantes.
Modernizou o Exército e a Marinha por meio do general Hermes da Fonseca, e incentivou a imigração. Seu lema era: "governar é povoar", lema absorvido e ampliado depois por Washington Luís: governar é povoar, mas não so povoa sem abrir estradas. Seus ministérios eram ocupados por políticos jovens e que respeitavam muito a autoridade de Afonso Pena, Estes jovens receberam a alcunha de Jardim da Infância. Chegou mesmo a declarar, em carta a Rui Barbosa, que a função dos ministros era executar seu pensamento:

"Na distribuição das pastas não me preocupei com a política, pois essa direção me cabe, segundo as boas normas do regime. Os ministros executarão meu pensamento. Quem faz a política sou eu".

Afonso Pena foi um grande incentivador das ferrovias, sendo que se destaca em seu governo, a construção da NOB e da ligação das ferrovias paulistas com as paranaenses, permitindo-se pela primeira vez, a ligação do sudeste do Brasil com o sul do Brasil por trem. Em virtude de seu afastamento dos interesses tradicionais das oligarquias, na chamada República oligárquica, Afonso Pena enfrentou uma crise por ocasião da sucessão. David Morethson Campista, indicado pelo presidente, foi rejeitado pelos grupos de apoio a Hermes da Fonseca (principalmente por Pinheiro Machado, mais influente congressista daquela época). Afonso Pena ainda tentou indicar os nomes de Campos Sales e Rodrigues Alves, sem sucesso. Em meio a tudo isso, iniciou-se também a campanha civilista, lançada por Rui Barbosa.
Acabou falecendo durante o mandato, em 1909, em meio à crise e pouco depois da morte de seu filho, Álvaro Pena. A presidência foi transferida a Nilo Peçanha, seu vice.

0 comentários:

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

 
Design by: Searchopedia convertido para o Blogger por TNB