O GOVERNO DE FLORIANO PEIXOTO

sábado, 3 de maio de 2008

(1891-1894)

Durante o governo de Floriano Peixoto, o Ministro Serzedelo Correa desenvolveu uma política econômica e financeira voltada para a industrialização criando tarifas protecionistas e facilidades de crédito concedidas, porém acompanhadas de medidas para controlar a inflação e impedir a especulação. Com isso, as mesmas oligarquias que apoiaram o golpe para derrubada do Marechal Deodoro, passaram a fazer oposição também ao atual governo.
A oposição a Floriano ocorreu também entre as altas patentes do Exército, quando treze Generais elaboraram um manifesto onde declaravam que o governo de Floriano era inconstitucional. Todos foram punidos com a exoneração do Exército.
Até o fim de 1894, Floriano enfrentaria mais dois graves acontecimentos, a Revolução Federalista no Rio Grande do Sul e a Revolta Armada, ambas enfrentadas com rigor pelo Governo Federal. Fortalecido pelas campanhas contra os rebeldes, Floriano consolidou seu poder, passando a ser chamado de “o Marechal de ferro”. O Marechal encerrou seu mandato deixando o Brasil aprofundado em uma séria crise econômica.

0 comentários:

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

 
Design by: Searchopedia convertido para o Blogger por TNB