O GOVERNO DE WENCESLAU BRÁS

domingo, 11 de maio de 2008

(1914-1918)


No início do processo sucessório, Pinheiro Machado era o candidato mais cotado para ocupar a cadeira presidencial, mas, numa tentativa de inviabilizar essa candidatura, o Partido Republicano Paulista reaproximou-se do Partido Republicano Mineiro e essa rearticulação da “política do café com leite” acabou anulando todas as possibilidades de Pinheiro Machado ser eleito. A partir daí, o nome de Wenceslau Brás, líder político em Minas Gerais, ganhou força, chegando até receber apoio de adeptos da candidatura de Pinheiro Machado. O baiano Rui Barbosa que havia fundado o Partido Republicano Liberal, também concorria ao cargo, mas sem o apoio das grandes lideranças e com poucos recursos financeiros, não teve forças para tocar a campanha em frente.
Eleito, Wenceslau Brás governou sob os efeitos da Primeira Guerra Mundial. A guerra desenrolada na Europa provocou um período de prosperidade para os países da América Latina, já que as nações envolvidas no conflito compravam tudo que fosse vendido, pois suas indústrias estavam voltadas para a fabricação de materiais bélicos. Nessa época, o Brasil, sem ter de onde importar produtos manufaturados, passou a fabricá-los aqui mesmo, com isso, surgiu no país uma classe operária e uma burguesia industrial levando o governo a intervir na esfera industrial.
A participação do Brasil na Primeira Grande Guerra verificou-se através do fornecimento de alimentos e matérias-primas aos países da tríplice aliança (Inglaterra, França e Rússia), além do policiamento do oceano Atlântico. Durante o governo de Wenceslau, prosseguiu a denominada Guerra Santa do Contestado, que teve início ainda na gestão de Hermes da Fonseca. Essa revolta, idêntica ao movimento religioso de Canudos, ocorreu numa região que abrangia parte do Paraná e Santa Catarina, em terras ocupadas por posseiros e que foram concedidas para uma serraria provocando com isso a revolta desses posseiros que se aglutinaram em torno de um líder religioso, o monge José Maria. Os confrontos entre os seguidores do monge e as tropas do governo foram violentos e após várias tentativas fracassadas, armou-se uma força com sete mil homens que arrasou o reduto rebelde..
Outro acontecimento de destaque no governo de Wenceslau, foi a promulgação do Código Civil elaborado por Clóvis Bevilaqua e a grande greve geral de 1917 iniciada em São Paulo e que ganhou adesão nacional, nela os trabalhadores da indústria têxtil reclamavam dos baixos salários e más condições de trabalho.

0 comentários:

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

 
Design by: Searchopedia convertido para o Blogger por TNB