História de Florianópolis

domingo, 28 de setembro de 2008

Sítios arqueológicos, sambaquis e inscrições rupestres encontradas na região mostram que a primeira presença dos índios tupis-guaranis em Florianópolis data de quase 5.000 a.C.

No século XVI, embarcações que seguiam para a Bacia do Prata aportaram na Ilha de Santa Catarina para abastecimento de comida e água. O primeiro habitante da cidade, então chamada de Nossa Senhora do Desterro, foi Francisco Dias Velho. Por volta de 1675, ele deu início à colonização na região, que passou a receber vários imigrantes, principalmente da região de Açores.

Devido a sua posição geográfica estratégica, os portugueses militarizaram a área em 1737, com a construção de vários fortes ao redor da ilha. Uma das principais atividades econômicas durante o século XIX foi a extração de óleo de baleia, que era comercializada na Europa pela Coroa Portuguesa.

Desterro foi elevada à categoria de cidade e se transformou em capital da Província de Santa Catarina somente em 1823.

Florianópolis só recebeu esse nome em 1894, num episódio que ainda rende muita polêmica na cidade, mesmo tendo se passado há 114 anos. Foi uma homenagem a Floriano Peixoto, que assumiu a presidência da República em 1891 e conteve na então Desterro, parte da Revolução Federalista (que havia surgido no Rio Grande do Sul).

Com os líderes do movimento presos e fuzilados na Fortaleza de Anhatomirim, simpatizantes propuseram uma homenagem ao general: a mudança de nome para "Cidade de Floriano", ou Florianópolis.

Texto de Fabricio Escandiuzzi

Fonte:Terra

1 comentários:

Anônimo disse...

Thanks for the heads up

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

 
Design by: Searchopedia convertido para o Blogger por TNB